É hora de despertar, de prestar atenção nos acontecimentos ao nosso redor. É hora de pararmos de hipocrisia e viver em conformidade com o Evangelho da graça e não com o que os outros querem que vivamos. É hora de despertamento.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Homenagem a um grande pai


Como está chegando o dia dos pais quero deixar minha homenagem aos pais, especialmente o meu: Irmão Sinval Valério. Musicista de valor, homem paciente nas tribulações. Com uma história de vida marcada pela transformação que Cristo faz por aqueles que O recebem de bom grado.  Embora eu não tenha aceitado Jesus na mesma igreja que ele, sua influência foi marcante em minha vida. Depois que passamos a congregar juntos, tenho vívida em minha lembrança os momentos que caminhávamos até a congregação da Av. XV conversando sobre as coisas do Alto. Minhas dúvidas eram respondidas pacientemente por ele. E, se hoje eu sou uma mulher de Deus, devo muito aos ensinamento dados por meu pai.


Deixo pra vocês, meus amados irmãos, o texto de minha irmã na fé e no sangue Edna do Espinho e a Rosa. Ela foi muito sensível em contar sua primeira experiência com Jesus impulsionada pelo nosso pai. Eu realmente fiquei emocionada pelo seu texto.
  
Ensina o menino no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele. Prov. 22;6.

 Eu nasci em um lar dividido. Meu pai já era convertido e minha mãe não. Éramos em oito irmãos e mamãe não deixava pai nos levar pra igreja com ele de jeito nenhum; dizia que nós não queríamos ir, ninguém tinha coragem de contrariá-la e pai por sua vez, pra evitar contendas, não insistia. Ia levando na paciência e na oração pra Deus quebrantar aquele coraçãozinho duro. Certa vez, eu já estava com uns 9 ou 10 anos, pai me perguntou se eu queria ir com ele; eu olhei pra minha mãe, criei coragem e disse que sim. Curiosa como toda criança  eu queria saber que mistério existia na igreja que mamãe não queria que fossemos lá. Então, o meu pai mandou eu ir me arrumar e seguimos pra igreja. 


Meu pai, minha irmã e minha mãe
Meu pai, Sinval Valério, um homem temente a Deus, era o maestro do saudoso coral Harmonia Celeste,na cidade de Palmeira dos Índios,  me conduziu até um dos bancos da frente e foi pra o coral.  Lá tinha o coral, como já falei, conjunto da mocidade , conjunto das senhoras, a banda de Música e o que mais chamou minha atenção - o conjunto infantil que, se não me falha a memória, se chamava Cordeirinhos de Cristo.  As mães traziam as crianças pela mãozinha e as conduzia até o lugar do conjunto e elas ficavam na responsabilidade das tias que eram duas. 



Aquelas crianças eram diferentes das que eu conhecia, eu não sabia o que era, mas depois eu aprendi, que elas tinham reverência na casa de Deus.  Eu confesso que não me liguei no culto, só prestava atenção naquelas crianças que emanavam um brilho, que eu não entendia porque não conhecia a Jesus.  Quando o conjunto infantil cantou aquele louvor me invadiu, nunca vi nada tão belo; as crianças tinham prazer de louvar a Deus e eu desejei fazer parte daquele conjunto. E quando finalmente, no final do culto, o pastor perguntou quem queria aceitar Jesus como seu salvador as irmãs se deslocaram de seus lugares para ajudar os visitantes  e eu esperei que alguém me chamasse, e ninguem me chamou. Talvez por eu ser criança, pensaram que eu não precisasse ou não quisesse Jesus, mas eu já tinha sido encontrada e convencida pelo Espirito Santo de Deus.  Me levantei e fui até o altar e disse ao saudoso pastor Benedito Nicássio, que já dorme no Senhor, que queria aceitar Jesus.  Muitas vezes, quando eu estava esfriando, o meu pai me orientava com paciência e amor, a luz da bíblia, e me fazia ver que com Jesus é melhor. Então eu entendi, que aquelas crianças tinham reverência na casa de Deus porque eram ensinadas em seus lares por seus pais o valor da salvação e do amor a Deus; não eram obrigadas a estar ali, estavam ali por amor a Cristo. Mas o que eu vejo hoje é, infelizmente, que isso esta acabando. As crianças não querem mais cantar , os jovens querem cantar de qualquer jeito, sem nenhum compromisso com Deus, querem fazer da igreja um parque, com brinquedos barulhentos que tiram o foco da palavra. Eu sei que educar um filho é sempre um desafio e não adianta esperar que o pastor faça tudo, porém o alicerce começa em casa. A bíblia nos ensina qual o único caminho certo, e devemos guiar nossos filhos para esse caminho que só é encontrado em Jesus Cristo {joão 14;6 } .

 Hoje eu estou no caminho do mestre, porque meu pai insistiu, persistiu e não desistiu , hoje somos em três irmãs que permanecem na fé, um dorme no Senhor esperando a ressurreição dos justos, e quatro afastados, mas continuamos na luta. Pai começou orando pela família sozinho, agora a oração esta mas forte porque a metade da família ora com ele, para que o Senhor resgate as ovelhas que estão fora do aprisco. Ou ganhamos nossos filhos para Jesus ou os perdemos para o mundo; e no mundo só ha incertezas. Meu texto é simples mas saiu do coração, que o Espirito Santo de Deus , fale mais alto aos nossos corações.


Assim lemos na bíblia: Educa o teu filho ensine a ele como deve andar                          
pois ele crescendo no caminho certo o caminho reto não desprezará.
Educa o teu filho no caminho do Senhor                                      
 Tem muitos espinhos mas no final tem flor                                       
Hoje eu ando no caminho do mestre                                       
Me levara ao lar celeste, foi papai que me ensinou.
Agora certeza eu tenho que um dia , com muita alegria irei receber                         
corôa de gloria por minha vitoria 
com Cristo na glória eu sei que vou ter.



Não me lembro mais o nome do cantor, aprendi na minha adolescência  quando só existia disco de vinil e cantei no dia dos pais, na Assembleia de Deus em Palmeira dos Índios. Mas lembro bem de ver os pais presentes, inclusive o meu, muito emocionados, pois eu tenho certeza, que o prazer de um pai que serve a Deus , é ver seus filhos também na presença de Deus.


                       Edna, ovelhinha de Jesus. http://oespinhoearosa.blogspot.com
                                                         http://agraciosa.blogspot.com/

Um comentário:

  1. ai amada,vc diz que eu fui sensível no relato, mas voce que passou tanto sentimento, que quase não termino de ler, porque as lagrimas inundaram meu rosto.
    pra mim não tem nada mais bonito, que ver uma familia caminhando pra casa de Deus.
    infelizmente, nem todos os pais e maes, desfrutam dessa benção, como eu, mas continuo na fé, esperando e crendo no trabalhar de Deus.
    um abraço amada.

    ResponderExcluir

Você é incentivado a comentar neste espaço, mas deve seguir algumas regrinhas básicas.

1- Comentários anônimos serão moderados.
2- Não serão aceitos comentários contendo palavras chulas e palavões.
3- Não serão aceitos xingamentos.

Discordar faz parte da natureza humana; mas, antes de postar, releia o que você escreveu e veja se passou pela peneira da educação.

Peço a compreenssão de todos!xxxxxxxxxxxxxxx