É hora de despertar, de prestar atenção nos acontecimentos ao nosso redor. É hora de pararmos de hipocrisia e viver em conformidade com o Evangelho da graça e não com o que os outros querem que vivamos. É hora de despertamento.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Usos e costumes - combatendo a falsa decência

Dois irmãos conversavam embaixo de uma árvore perto do carro de meu esposo. Conversavam sobre alguma coisa, ao que chegamos houve silêncio abrupto interrompido apenas pelo cumprimento dado ao meu esposo por um e o virar de rosto do outro. A conversa continuou em um tom de voz bem audível:


-- Irmão, tem muita mistura hoje em dia na casa de Deus.
--Hum,hum- respondeu o irmão que quando estou passando por ele faz questão de mudar de direção.
--É irmã sentada na mesa do círculo de oração com brinco na orelha...
--Éeeee.
--E ainda fica de cara feia quando a gente reclama. -Será que foi comigo?


Neste ponto da conversa meu esposo deu partida no carro e não ouvimos mais nada. Ainda existem irmãos equivocados com o que vem a ser doutrina, achando que é o modo de se vestir das pessoas. E se elas não se vestem à maneira deles não as cumprimenta, vira a cara mesmo. 


Doutrina é, segundo o dicionário on-line 'Conjunto de princípios de uma escola literária ou filosófica, de um sistema político, econômico etc., ou de dogmas de uma religião.' Ou seja, é conjunto sistematizado das crenças de uma religião. Quando se fala em doutrina bíblica está se falando sobre os ensinamentos ali contidos. Doutrina não muda conforme o passar do tempo pois sua fonte é a Palavra de Deus e esta Palavra, assim como Deus, é imutável. E um dos ensinamentos da Palavra é este:

Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras. 1 Tim2 9,10
Não é um brinco que vai sujar a veste espiritual da mulher de Deus e sim sua posição no mundo como tal. A mulher de Deus deve prezar em ter um comportamento santo. Sem ostentação, sem brigas por cargos, tão comum em grande parte das igrejas, sem sensualidade ( Você peca e faz os outros pecarem), sem exageros.


Quantas mulheres eu vejo que vão a igreja com vestidos que mais parecem uma árvore de Natal. Estão de acordo com a "doutrina", mas não com a Palavra. O papel da igreja é ensinar o cristão a se comportar, inclusive se vestir, com decência. Não ser velhaco. Ai ai... Não falar da vida alheia. Cuidar de sua família. Se vestir com pudor é dever de toda mulher cristã, deve vir voluntariamente e não imposto por ninguém. Nem mesmo o Espirito impõe isso. Ele trabalha a pessoa de uma maneira tão linda e sensível que a pessoa se torna educada à sua voz, e então saberá se portar com dignidade.


Qual dessas pode?
"Os santos são sensíveis à voz do Espírito Santo e antes de usar determinadas vestes, procuram conhecer a vontade de Deus. Não é conveniente ao homem usar roupas sabidamente femininas.
As mulheres devem vestir-se com sabedoria visando apenas a edificação do próximo, jamais, despertar a sensualidade ou desejos lascivos. Vestes transparentes, decotes profundos, saias e blusas curtas, calças apertadas (justas) e toda a espécie de roupas que mostram ou marcam o corpo despertando a sensualidade devem ser rejeitadas. É preciso cuidado com os extremos, o uso de vestidos e saias cobrindo os tornozelos, blusas com mangas até os pulsos e golas à altura do pescoço; não é sinal de santidade, geralmente desperta a rejeição no próximo impedindo que exalemos o bom perfume de Cristo." Vivos!

Eu observo a família de quem fica na rua falando sobre esse assuntos. Muitos dos quais os filhos querem passar longe da Casa de Deus. Porque será?

...

Por um ínfimo de instantes após ouvir aquela conversa fiquei triste. As pessoas não procuram conhecer os seus irmãos, mesmo que sejam de outra denominação. Julgam-no de acordo com a sua justiça e não de acordo com a justiça de Deus. Ele quem me sonda e me conhece. Meu esposo conhece minha postura, minha família conhece meu comportamento. E isso me fez descansar pois eu vivo por Cristo e não para fazer a alegria dos 'meus irmãos legalistas'.  Fui a Casa de Deus e prestei meu melhor culto como nunca antes.
Meu esposo e eu
P.S.:


Decisão da última Convenção Geral da AD realizada em Cuibá. Vale a pena ler. (os grifos são meus).


1 – Ter os homens cabelos crescidos, bem como fazer cortes extravagantes, bem como o uso de brincos.

Para a AD, tal proibição está expressa em 1 Coríntios 11.14-15: “Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o varão ter cabelo crescido? Mas ter a mulher cabelo crescido lhe foi dado em lugar de véu”.

2 – Mulheres que usem roupas que são peculiares aos homens e vestimentas indecentes e indecorosas, ou sem modéstias.

Os pastores evocaram, nesse caso, 1 Timóteo 2.9,10: “Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, mas com boas obras”.

3 – Uso exagerado de pintura e maquiagem – unhas, tatuagens e cabelos.

Tais restrições estão em dois trechos da Bíblia – sempre de acordo com a interpretação dos pastores. Um dos trechos é o Lv 19.28,2: “Não façam cortes no corpo por causados mortos, nem tatuagens em si mesmos.”.

4 – “Uso de cabelos curtos em detrimento da recomendação bíblica.”

Trata-se de uma referência a 1 Coríntios 11.6, 15, que diz: (6) Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu. (7) O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem. (8) Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem. (9) Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem. (10) Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos. (11) Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor. (12) Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus. (13) Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta? (14) Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido? (15) Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu.Comentário: E o caso das irmãs que os cabelos não crescem terão que colocar aplique?
5 – Mau uso dos meios de comunicação: televisão, internet, rádio, telefone.

Essa orientação foi extraída de dois trechos, o 1 Coríntios 6.12 (“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.”) e o Fp. 4.8 (Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.)

A resolução diz que caberá aos pastores indicar aos fiéis sobre o que podem ver na TV. Alguns deles simplesmente proíbem a compra de aparelho de televisão.


6. Uso de bebidas alcoólicas e embriagantes (Pv 20.1; 26.31; 1, Co 6.10; Ef. 5.18).

Esse último, por exemplo, diz: “Não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito.”



Read more: http://pastorpaulodepaula.blogspot.com/2011/07/assembleia-de-deus-ratifica-usos-e.html#ixzz1V7igZEPR

8 comentários:

  1. O povo confunde muito costumes e doutrina. Cada igreja tem seus costumes, mas a doutrina é universal para todas, pois a Bília é o guia de todas elas.

    ResponderExcluir
  2. Paz
    obrigado pela sua visita e seu comentário. Acompanhe sempre as postagens.

    Deus abençoe!
    marcelo
    www.marceloibl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. olha amada, esse seu post me fez relembrar um caso que me "assuscedeu"
    congregei desde criança, em uma igreja em p. dos indios,me mudei pra maceio,mas quando ia visitar meus pais,o dirigente da sub ia buscar meu pai pra cultos de rua, sempre me chamava pra ajudar, pos eu cantava muito bem.mas quando mudei de bairro fui congregar em uma igreja mas perto de minha casa e la permitia brinco,calça comprida.
    um dia a minha irma q mora no Rio,foi visitar nossos pais, e fui com ela pra igreja, mas fui com um vestido tradicional, de mangas, mas estava com um brinquinho bem pequeno,olha, ninguem me saudou com a paz do senhor, nem com boa-noite nem com oi.
    so uma irma que veio me perguntar se eu não era mais crente?e eu respondi q se fosse ou não era pra Jesus e não pra ela.
    na hora da apresentação, o irmão, que cansou de me levar pra ajudar nos cultos de rua, cantando os hinos da harpa,e dois ou tres hinos no decorrer dos cultos ,falou assim;
    -tem duas filhas do irmão sinval aqui, e uma delas canta.
    se ele não queria me dar oportunidade por causa do brinco, não desse,não precivava mentir diante de toda a congregação, que sabia q eu canto.
    ainda hoje onde moro, atualmente no rio, tem irmãos de outras denomonações que so falam comigo se eu tiver de saia,se eu tiver de calça fico transparente.
    agora sou contra se uma serva de Deus anda de mini-saia,porque realmente não convém, mas radicalizar e desprezar,colocando o amor pelo proximo de lado.
    como o irmão falou acima,cada igreja tem seus costumes,mas a doutrina e universal pos a biblia e o guia de todas elas.

    ResponderExcluir
  4. usando,falando,agindo....... sempre com descencia. somos espelho nestemundo.

    ResponderExcluir
  5. Edja,

    Venho de uma igreja extremista no que diz respeito aos usos e costumes, por isso, criei uma barreira sempre que se fala deste assunto.

    Abaixo uma lista de "coisas que não pode":

    Para mulheres:

    -Cortar o cabelo
    -Pintar a unha
    -Usar calça
    -Usar blusa sem manga
    -Depilar-se
    -Pintar o cabelo
    -Etc

    Para homens:

    -Jogar bola
    -Usar bermuda
    -Usar camiseta
    -Jogar video game

    Não entendo como as pessoas podem querer manipular o jeito como as pessoas se vestem, mas não se preocupam e ensinar-lhes a pensar.

    Em vez de um conjunto de regras, não seria mais proveitoso ensinar à igreja a Palavra? Será que somos mesmo tão burros a ponto de precisarmos de alguém que dite regras de conduta para nos portarmos como cristãos?

    Se tivéssemos a Bíblia como regra de fé e prática, nenhuma dessas cartilhas precisaria existir.

    Obrigado pela sua visita lá no blog.

    ResponderExcluir
  6. Thiago, é isso que eu também gostaria de entender. Também nasci numa igreja extremista, e eu era considerada rebelde porque não me enquadrava nos padrões. No início andava horrenda mesmo, depois fui vendo que não era bem assim. Entre meus 20 e 21 anos ia trabalhar de bicicleta e não aceitei andar de bicicleta de saia; ia de calça. Por isso, fui tema em reunião de obreiro. Fiquei muito revoltada. Achavam que era mais descente andar de bicicleta usando saia correndo o risco de mostrar a langerie e vendo o assédio dos homens na rua.

    Se ensinassem a Palavra como ela é, sem os exageros da teologia da prosperidade, as pessoas saberia se vestir como convém. Mas isso não produz receita...

    Obrigado pelo comentário!!!

    ResponderExcluir
  7. Olha minha irmã eu estava procurando algo na internet para minha edificação e encontrei esse post, é interessante mas me confundiu um pouco, eu faço parte da AD a algum tempo e as coisas mudaram bastante e eu posso dizer que nós que estamos na AD estamos lá por livre e espontânea vontade, é muito simples se uma pessoa não quer seguir os usos e costumes de lá é só procurar uma igreja que ela se enquadre, afinal hoje tem igrejas para tudo quanto é gosto não é mesmo?
    Nada contra quem usa tais apetrechos, mas acho que devemos ser moderados e diferentes e concordo com você quando disse a respeito da falsa decência isso tem muito mesmo, não adianta usar um vestido lá no pé e estar com pecados debaixo dele né.
    Deus abençoe. boa postagem e a Paz do Senhor
    http://honrandoochamado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Irmã Nágila,

    Primeiramente obrigada pelo comentário. O intuito do post é alertar que decência vai muito além de usos e costumes, engloba um conjunto de atitudes ( citados no texto) que muitos se esquecem. Lembrei também das diretrizes que a própria convenção deixou na atualidade o que muitos irmãos, inclusive aqueles que ficam nas ruas falando das irmãs de brinco na orelha, desconhecem. A multiforme graça de Deus vai além dos achismos pessoais de cada um.

    Não quero deixar ninguém confundido, mas como eu não sou Deus e só Nele não há confusão... Sabia que Ele gosta que as pessoas pensem um pouco...falei sobre isso neste post:http://ahoraeja.blogspot.com/2011/08/buscando-conhecimento-do-alto-ou-deus.html
    Lembrando que a palavra chave nessa questão (usos e costumes) é MODERAÇÃO e EQULÍBRIO.

    Ah! Também fiquei confusa quando você falou sobre estar procurando edificação, ficou confusa mas mesmo assim achou a postagem boa... rs

    Deus te abençoe com ricas bençãos sem medida!!!

    ResponderExcluir

Você é incentivado a comentar neste espaço, mas deve seguir algumas regrinhas básicas.

1- Comentários anônimos serão moderados.
2- Não serão aceitos comentários contendo palavras chulas e palavões.
3- Não serão aceitos xingamentos.

Discordar faz parte da natureza humana; mas, antes de postar, releia o que você escreveu e veja se passou pela peneira da educação.

Peço a compreenssão de todos!xxxxxxxxxxxxxxx